Mercado

Alerta: Cruz da morte surge no gráfico do Bitcoin

Siga o CriptoFacil no

A empresa de análise Glassnode emitiu um alerta que chamou a atenção dos investidores nesta semana. De acordo com dados on-chain, a formação de uma “cruz da morte” está surgindo no gráfico do Bitcoin. O padrão, considerado um dos mais temidos pelos traders, sugere que o mercado pode estar entrando em uma fase prolongada de queda.

Conforme apontou a Glassnode, o preço ponderado por volume dos últimos 30 dias do Bitcoin caiu abaixo da média dos últimos 180 dias. Essa movimentação costuma sinalizar perda de força no momento de alta e, historicamente, antecipa períodos de 3 a 6 meses de tendência de baixa.

Publicidade

A situação se agrava com a proximidade de outro sinal técnico importante: a média móvel de 50 dias está prestes a cruzar abaixo da média de 200 dias. Esse padrão é conhecido como cruz da morte no mercado tradicional e, quando confirmado, costuma intensificar o sentimento de pessimismo entre os investidores.

Atualmente, o Bitcoin é negociado a cerca de US$ 83 mil, após registrar queda de 5% nas últimas 24 horas. A recente retração acontece em meio a novas tensões comerciais nos Estados Unidos, após o ex-presidente Donald Trump anunciar tarifas de 10% sobre todas as importações.

Imagem: X

Cruz da morte no gráfico do Bitcoin

O impacto foi sentido em todo o setor. Outras criptomoedas também recuaram no dia 3 de abril. O Ethereum, por exemplo, caiu 6%, Solana despencou 12% e Dogecoin recuou 8%. Desde o pico registrado em 20 de janeiro, dia da posse de Trump, o mercado vem sofrendo perdas constantes.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

O Bitcoin já acumula queda de 11% no ano e está 25% abaixo da máxima histórica de pouco mais de US$ 109 mil registrada em janeiro. Com isso, investidores começam a rever suas posições e estratégias, diante de um cenário cada vez mais volátil e imprevisível.

Embora o padrão da cruz da morte não seja garantia de queda contínua, ele historicamente antecede movimentos de correção mais acentuados. A Glassnode reforça que o comportamento dos investidores nos próximos dias será crucial para determinar se o mercado entrará, de fato, em uma tendência de baixa mais duradoura.

“Com a queda generalizada e os sinais técnicos se alinhando, o mercado cripto enfrenta agora seu momento mais delicado desde o início do ano“, destaca o analista e fundador da Outset PR, Mike Ermolaev.

Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

Este website usa cookies.