Na cidade do Rio de Janeiro agora é possível pagar pelo transporte público com Bitcoin utilizando um cartão com a bandeira Visa que possui integração com criptoativos. O CriptoFácil anunciou recentemente que a Alterbank fez uma parceria com a gigante de pagamentos e com operadores do mercado de criptoativos para permitir que um cartão da bandeira Visa, emitido pela startup, fosse carregado com criptomoedas e pudesse ser usado em qualquer lugar do mundo. Embora o usuário realize o pagamento com criptoativos, na outra ponta, o estabelecimento recebe em Reais.
O CriptoFácil testou a aplicação no metrô do Rio de Janeiro, que permitiu que a passagem fosse paga com cartão de crédito ou débito. Confira!
O processo foi simples. Ao completar o cadastro no aplicativo da Alterbank, é fornecido um endereço de carteira de Bitcoin que também é atrelado ao cartão. Com a posse do endereço, foi feito o envio do criptoativo. Entre enviar e receber na carteira do cartão, o processo levou menos de 10 minutos. No momento, a empresa só aceita Bitcoin, mas já anunciou estar desenvolvendo suporte para Ethereum e Litecoin.
Depois que o Bitcoin está atrelado à conta no aplicativo, é preciso “carregar” o cartão, processo feito também no aplicativo. O aplicativo faz a conversão do Bitcoin para Reais e credita o valor correspondente no cartão. O processo é simples e leva menos de 10 segundos. A taxa, no momento em que foi feita a conversão, é de “mercado” ou seja, a média do preço do Bitcoin naquele momento. Como referência, usamos o CoinTradeMonitor e os valores foram idênticos.
Com o cartão “carregado”, no metrô do Rio, bastou encostar o cartão, via NFC, e a operação foi 100% completada. Em todo o processo não houve nenhuma taxa adicional, nem para depositar Bitcoin no aplicativo, nem na conversão e tampouco no metrô. Tudo muito simples.
Leia também: Cartão Visa pode ser carregado diretamente com Bitcoin no Brasil
Este website usa cookies.