Segurança

Acala revela caminho para retomar as operações após exploração de aUSD

A rede Acala revelou os seus planos de retomar as operações após um incidente sofrido por sua stablecoin aUSD em agosto. Acala é uma parachain de finanças descentralizadas (DeFi) da Polkadot que alimenta o ecossistema aUSD com a funcionalidade de cadeia cruzada.

Mas, em agosto, um incidente de configuração incorreta relacionado a um novo pool de liquidez do par iBTC/aUSD causou a cunhagem de mais de 3 bilhões de aUSD por engano. O erro ocorreu devido a uma configuração incorreta do contrato inteligente, permitindo que os provedores de liquidez (LPs) recebessem tokens e adicionassem repetidamente mais liquidez para receber mais aUSD. Isso fez a moeda digital estável aUSD a perder a sua paridade com o dólar. Além disso, causou a paralisação da rede.

Em seguida, uma quantidade significativa de aUSD saiu da rede para outras cadeias do ecossistema Polkadot e CEXs. No entanto, a equipe confirmou que 99% das moedas criadas pelo erro permaneceram dentro da Rede Acala.

Após uma série de votações urgentes de governança, várias operações da Acala foram interrompidas. Enquanto isso, a equipe investigava o problema. Posteriormente, a Acala recuperou 2,97 bilhões de moedas de erro de aUSD de 16 endereços e queimou os tokens após obter o apoio da comunidade.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Acala retoma operações

Agora, no anúncio feito no dia 22 de setembro, a Acala disse que vai retomar todas as operações. De acordo com a equipe, todas as aUSD em circulação serão totalmente garantidas. Isso será possível porque a Acala Foundation emprestou aUSD com seus próprios fundos para queimar e obter uma nova garantia. Ou seja, a rede Acala está pronta para retomar as suas operações.

“Após a execução dos votos de governança da comunidade e a publicação de relatórios, todos os pools de liquidez na Acala serão recapitalizados e reequilibrados. A rede Acala está pronta para retomar as operações”, disse o anúncio.

Mas a equipe da Acala quer fazer uma abordagem em fases. A fase um, por exemplo, vai permitir que os LPs retirem dos pools de liquidez. Em seguida, terá a fase dois, que vai habilitar todas as operações restantes, exceto as de oráculos. Por fim, a fase três vai ativar os oráculos.

A Acala Foundation disse que vai seguir trabalhando com parceiros legais, policiais e outros agentes para recuperar os fundos restantes. Uma recompensa de até 5% está aberta a qualquer parte que devolva pelo menos 95% dos fundos transferidos para fora de Acala. A Acala também disse que não tomará mais nenhuma ação contra esses endereços.

Leia também: Mineradores de ETH vendem R$ 1,5 bilhão após The Merge

Leia também: Zilliqa anuncia console de jogos da Web 3 com recursos de mineração

Leia também: Coleção de NFTs da FIFA chega ao mercado e token ALGO salta 26%

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.