Mercado

Aave lança staking de Ethereum através do Oasis

O protocolo Aave é a quarta maior plataforma de finanças descentralizadas (DeFi) do mercado, com US$ 5 bilhões em valor total bloqueado (TVL) em vários protocolos de empréstimo, de acordo com o DeFi Llama. Desse total, US$ 3,6 bilhões em ativos estão no Ethereum. Nesse sentido, para atender esta crescente demanda, o protocolo anunciou o lançamento de um novo serviço de staking.

De acordo com a equipe, a estratégia de ganho chamada “Lido Staked Ethereum”, ou stETH, é feita por meio do Oasis.app. Trata-se de um front-end para emprestar DAI, a stablecoin da MakerDAO.

Conforme informou a Aave, a nova estratégia permitirá que os usuários tomem Ether emprestado deixando stETH como garantia. Vale destacar que sempre foi possível fazer isso, depositando ETH e tomando emprestado stETH do protocolo Lido. No entanto, era preciso ir para outra plataforma, como a Aave, para emprestar stETH em troca de ETH novamente. Mas agora o Oasis permitirá que usuários com ETH entrem na estratégia em uma única transação usando o protocolo Aave.

Staking em Aave

O fundador e CEO da Aave, Stani Kulechov, disse que o sistema é praticamente 100% seguro. Segundo ele, depois que os principais desenvolvedores do Ethereum implementarem a atualização de Xangai, o risco será zero.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Quando você está compondo coisas, está sempre adicionando riscos. Então, isso é algo que precisa ser reconhecido”, disse Kulechov. “E eu acho que algo que está faltando no momento é como você distingue e como você entende os riscos de composição envolvidos.”

A comunidade Aave estava observando de perto a liquidez em ETH. Em 2 de setembro, foi aprovada uma proposta para pausar os empréstimos de ETH para proteger o protocolo contra a “alta utilização” do pool de empréstimos. Os autores da proposta argumentam que a alta demanda poderia ter causado um aumento nas taxas. Se as taxas de juros tivessem disparado, isso poderia ter causado outra crise de liquidez como a de maio.

“A alta utilização interfere nas transações de liquidação, aumentando assim as chances de insolvência do protocolo”, diz a proposta. “Além disso, uma alta taxa de empréstimo de ETH pode tornar as posições stETH/ETH não lucrativas, aumentando as chances de que os usuários desfaçam suas posições e conduzam ainda mais o desvio de preço stETH/ETH, causando liquidações adicionais e insolvência.”

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.