O mercado de criptomoedas está em fase de consolidação, mas alguns ativos digitais registram aumento na pressão de compra, colocando seus preços em níveis considerados de sobrecompra.
Entre eles, destacam-se as criptmoedas Nexo (NEXO) e Quant (QNT), cujos indicadores técnicos sugerem risco elevado de correção nas próximas sessões.
De acordo com o CoinGlass, o Índice de Força Relativa (RSI), utilizado para medir a intensidade dos movimentos de preço, aponta que os dois tokens podem estar prestes a sofrer uma reversão. De modo geral, um RSI acima de 70 é interpretado como sinal de que o ativo está sobrecomprado.
Conforme os dados do CoinGecko, o token NEXO, da plataforma de empréstimos cripto de mesmo nome, registrou valorização de quase 20% nas últimas duas semanas após o anúncio de que a empresa está retornando ao mercado dos Estados Unidos.
A movimentação, segundo o cofundador da plataforma, Antoni Trenchev, tem relação com um ambiente regulatório mais favorável com a presidência de Donald Trump.
A Nexo havia deixado o mercado estadunidense em 2022, após enfrentar obstáculos regulatórios relacionados ao seu produto de rendimento e os desdobramentos do colapso da FTX.
Apesar do movimento positivo, o RSI de 24 horas está em 71,98, enquanto os gráficos de 12 e 4 horas indicam 69,31 e 58,26, respectivamente. O patamar acima de 70 no gráfico diário reforça a possibilidade de uma correção de curto prazo.
O projeto de interoperabilidade blockchain Quant (QNT) também apresenta sinais técnicos de possível esgotamento da alta. O token está sendo negociado a US$ 85,81, com avanço de 1,40% nas últimas 24 horas.
Os valores de RSI para o QNT mostram 70,99 no gráfico diário, 73,64 no de 12 horas e 69,03 no de 4 horas. A leitura superior a 70, especialmente no intervalo de 12 horas, aumenta a probabilidade de uma queda nos preços.
Apesar dos sinais de alerta nos gráficos, a direção futura dos dois ativos pode depender do comportamento do mercado mais amplo. Se o preço do Bitcoin (BTC) voltar a ultrapassar a marca dos US$ 95 mil, existe a possibilidade de que as altcoins acompanhem o movimento de alta.